Artigos LEC | Reconhecimento merecido
11231
single,single-post,postid-11231,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-3.3,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Reconhecimento merecido

Por Redação LEC

Por meio do Prêmio Top of Mind LEC Compliance, comunidade brasileira de Compliance aponta profissionais, empresas e autoridades lembrados pelo trabalho na área

A possibilidade de destacar o trabalho de Compliance realizado por profissionais, empresas privadas e órgãos públicos foi o que motivou a LEC a acionar a comunidade brasileira de Compliance para eleger os primeiros vencedores do Prêmio Top of Mind LEC Compliance, apresentados durante o 5º Congresso Internacional de Compliance, no início do mês.

Na votação, os milhares de membros da LEC Community foram convocados para eleger de modo espontâneo os nomes mais destacados da área de Compliance em seis categorias: Corporate Compliance – Pessoas, Corporate Compliance – Empresas, Compliance Consulting – Pessoas, Compliance Consulting – Empresas, Public Authority – Pessoas e Public Authority – Entidades Públicas. Os mais citados foram reconhecidos com o troféu da premiação.

“A premiação representa o início de um novo ciclo na história da LEC e da própria área de Compliance no Brasil”, diz Marcio El Kalay, diretor de Novos Negócios da LEC. Para o executivo, após cinco anos de trabalho, o tema Compliance, mais do que um termo da moda, está realmente sendo incorporado ao ambiente de negócios local. “Não é que todas as empresas – mesmo as grandes – estejam executando as melhoras práticas de Compliance. Mas a grande maioria delas está genuinamente comprometida em agir corretamente. Acredito que estamos entrando em um novo momento para o Compliance no Brasil, em que o tema começa a ganhar maturidade de verdade”, diz Kalay. “Em meio a dezenas de nomes, eleger os profissionais e empresas mais lembrados pelo seu trabalho na área de Compliance é também uma prova dessa maturidade”, emenda.


Pioneiros reconhecidos

Um traço comum entre boa parte dos vencedores diz respeito ao pioneirismo que eles exerceram em suas respectivas áreas de atuação. É o caso do Trench Rossi Watanabe, vencedor na categoria Compliance Consulting – Empresas. A banca foi pioneira ao estabelecer em 2003 um braço de Compliance para cuidar no Brasil de investigações nascidas no exterior. Desde então, o grupo criado pela sócia do escritório Esther Flesch não parou de avançar. O escritório soma hoje cerca de 70 advogados atuando exclusivamente na área de Compliance, “É a maior equipe de mercado”, diz Michel Sancovski, sócio da área de Compliance.  Para ele, a premiação ratifica e consolida a percepção de que o mercado enxerga o escritório como líder na área de Compliance.

Outro pioneiro na área reconhecido com o Prêmio Top of Mind LEC Compliance é Rafael Mendes Gomes, sócio da área de Compliance do Chediak Advogados. “Fiquei muito feliz com a premiação e um pouco surpreso, porque não tinha ideia da dimensão. Mas isso mostra que o trabalho que faço no escritório e nas entidades e organizações do setor nas quais atuo, inclusive como professor, estão repercutindo bem”, diz o advogado. Rafael começou sua atuação na área de Compliance na virada do milênio, quando assumiu as responsabilidades relacionadas ao programa da Sun Microsystems. “Na virada do milênio a empresa já tinha muitas das medidas de Compliance que hoje se apregoa, entre elas politicas de prevenção à corrupção, direito da concorrência, privacidade de dados além de treinamentos de Compliance e um canal de denúncias”, lembra Rafael, que destaca também a experiência com o programa de parcerias com revendedores e distribuidores da Sun, que englobava a due dilligence anticorrupção. Em janeiro de 2012, após passagem pelo Walmart, Rafael assumiu a atual posição no Chediak.

No setor público, a Secretaria de Controle e Transparência do Espírito Santo (SECONT-ES) foi a Entidade Pública mais lembrada pelos membros da LEC Community. O Estado foi o primeiro a sancionar a Lei Anticorrupção entre os entes federativos brasileiros, uma “exigência” do governador Paulo Hartung, e também o primeiro a aplicar uma penalidade com base na lei. “É um reconhecimento extremamente importante. Hoje somos recordistas. Já concluímos 10 procedimentos administrativos de responsabilização (PAR), temos 31 PAR´s em andamento e diversas investigações. Isso demonstra vontade política e, também, um trabalho técnico muito competente e eficaz que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos”, diz Eugênio Ricas, secretário da SECONT-ES.

O primeiro secretário da pasta no governo Hartung, Marcelo Zenkner, também foi reconhecido no Prêmio Top of Mind LEC Compliance como o profissional da área pública mais lembrada pela comunidade de Compliance. Promotor do Ministério Público Federal no Espírito Santo, Zenkner assumiu a secretaria com o objetivo de botar de pé toda a estrutura. Por isso, Marcelo diz que, apesar de ser uma premiação individual, ele vê o reconhecimento como um prêmio para a equipe da pasta. Marcelo acredita que a premiação tem a capacidade de estabelecer uma competição saudável entre os órgãos públicos. “Sempre vi esse trabalho pioneiro como um fator motivador para outros Estados. Vários deles buscaram o modelo que utilizamos. A população só tem a ganhar com o combate à corrupção e a melhoria da qualidade de vida”, diz Marcelo, que por conta de restrições impostas à atuação de promotores de carreira em cargos do Executivo, deixou o governo para retornar sua atuação no Ministério Público.

Os prêmios de Corporate Compliance do Top of Mind LEC Compliance, destinado às empresas e profissionais da iniciativa privada, foram para o mesmo endereço: a sede da Radix, companhia carioca da área de engenharia e serviços, a empresa mais lembrada na votação. Seu Compliance Officer, Fábio Lopes, também foi o profissional de Compliance mais lembrado pela LEC Community. “Desde a fundação da empresa, a palavra de ordem era a ‘ética’, tanto que nossos valores são pautados em relacionamento de longo prazo, integridade, transparência, ética. Isso se reflete também no momento em que buscamos nossos parceiros. O Prêmio é uma honra e um certificado de que nossas boas práticas estão sendo reconhecidas”, disse o executivo premiado.